Last Day of Interviews

In last day, we went to EPC- Ressano-Garcia (Sede), EP1 de Movene, EPC de Chanculo, EP1 de Mubobo, EP1 de Muguvulha, EPC de Scalabrine and we did 123 intreviews totaling 681 interviews in five days of work at Moamba District.

Fourth day of interviews

In fourth day we went to EP1 de Goane I, EPC de Chavane, EPC de Mucatine , EPC de Chiboene , EP1 de Machumbutana, EPC de Marilane (Sede), EP1 de Khachane, EP1 de Vundiça and we did 108 interviews

Third day of interviews

In Third day of interviews, we went to EPC de Tenga (Sede), EPC de Pessene, EP1 Joaquim Chiassno, EP1 de Lhanguene, EPC de Uachavane, EP1 de Mahoche, EP1 de Josina Machel, EPC de Mahulane (Sede) and we did 134 interviews.

Some pictures, below:

Second Day of Interviews

In Second day, we went to EPC Samora Machel, EP1 de Sabie (Sede), EP1 7 de Abril, EP1 7 de Fevereiro, EP1 4 de Outubro, EP1 de Goane II, EP1 de Malengane, EP1 de Chihahene, EP1 de Ligongolo (Sede), EPC de Babtine, EPC de Bandoia (Sede), EP1 de Chinhanguanine, EP1 de Uamanhanga, EP1 Maria da Luz Guebuza, EP1 de Incomanine (Sede), EP1 de Malangatane, and we did 154 interviews.

Some pictures, below:

First day of interviews

In first day of interviews, we went to EP1 de Madinguine, EP1 da Moamba (Sede), EP1 25 de Junho, EPC 25 de Setembro, EP1 de Condene, EP2 da Moamba, EP1 de Maguaza, EP1 de Mahuvane, EPC Avante, EP1 de Bicuane, EP1 de Muxia, EP1 de Luziveve, and we did 162 interviews.

Below we have some pictures of the first day of interviews

Ready for the first day of interviews

We rented two Toyota Prado cars with 7 seats each, and we were divided into two working groups. Each group followed a route to go through certain schools, while the other group followed a different route with other schools

Projecto-piloto de “responsabilização social” nas escolas primárias do distrito de Moamba

Pela experiência internacional já realizada, as iniciativas de “responsabilização social” contribuem para tornar mais eficaz a governação, fortalecer a luta contra a pobreza, melhorar dos serviços públicos prestados à comunidade e facilitar o empoderamento do cidadão.

O projecto utilizando tecnologias de informação e comunicação (PC, PDA, telemóveis, internet e rádio), tem como objectivo recolher informações e ideias dos pais e encarregados de educação dos estudantes sobre o estado das escolas primárias do distrito de Moamba tendo em vista a possibilidade de tornar as mesmas mais adequadas as necessidades.

O distrito de Moamba possui 63 escolas primárias com cerca de 13.300 estudantes no total. Com o apoio de uma equipa de 10 estudantes universitários do curso de tecnologias da informação e comunicação, o projecto visa entrevistar 634 pais e encarregados de educação dos estudantes de todas as escolas primárias do distrito.

Para a realização do projecto, torna-se indispensável a participação dos que fazem parte da administração do distrito, dos directores das escolas, dos dirigentes das comunidades locais bem como das Associações que actuam no distrito.

Os resultados esperados pelo projecto são: criar um ambiente de participação e responsabilização das comunidades no domínio da educação escolar, fornecer ao Ministério da Educação, a Administração do Distrito e a opinião pública em geral informações úteis sobre as infra-estruturas escolares como também responsabilizar os cidadões sobre os serviços de educação que são prestados em prol dos próprios filhos.

O projecto será realizado com a participação do Banco Mundial, do Maputo Living Lab (projecto de cooperação entre a Provincia Autonoma de Trento – Itália e o Governo de Moçambique), da Fundação Bruno Kessler, entidade italiana de formação superior, investigação científica e desenvolvimento de aplicações informáticas e da ONG Centro de Cooperação e Desenvolvimento que presta apoio nas escolas do distrito de Moamba.

Os resultados dos inqueritos serão apresentados as autoridades distritais, aos directores das escolas bem como aos pais e encarregados de educação dos estudantes e a população em geral.

Com a colaboração de todos os participantes, poderemos obter resultados satisfatórios na luta contra a pobreza e para melhorar a qualidade da educação e formação dos jovens.